terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Papel não se joga fora, se planta!

Falou-se tanto em sacolas plasticas ultimamente, que resolvemos comentar sobre um assunto que também parte do princípio da sustentabilidade: a reciclagem inteligente de papel.

Vamos apresentar aqui ideias interessantes de uma de uma empresa de São Paulo, da qual já utilizamos o seu material, chamada Circuladô de Papel: o Papel Semente e o Papel Saco de Cimento.

Eles sugerem no seu site: O que você faz com um papel depois de usá-lo?  Que tal plantá-lo ?

PAPEL SEMENTE

Isso mesmo! Você planta o papel, pois ele vem com sementes dentro. E, por ser reciclado, ele se decompõe mais rápido e é 100% biodegradável. Esse sim é o papel ecologicamente correto: além de ser reciclado ainda gera vida!

O papel é produzido sem componentes químicos e é secado a luz do sol, sem consumo de energia elétrica.

Não importa se a semente é de uma flor, uma hortaliça, tempero, medicinal ou uma árvore. Vários tipos de sementes podem ser colocadas dentro do papel, porém, sementes grandes ou de difícil germinação são impraticáveis neste produto.

O papel pode ser um convite de casamento, cartão de final de ano, etiqueta, bloco de anotação, caixas, marcador de livro, envelope, pasta, impressos publicitários, ou outros.

No caso de empresas que comercializam seus próprios produtos, indicamos que pense em usar o papel para fazer uma embalagem, oque valorizará ainda mais o seu produto.

Por ser um produto artesanal e que depende do clima é aconselhável fazer o pedido com antecedência para não atrapalhar a sua programação.

É ainda um sonho, mas dá pra imaginar, por exemplo, se uma prefeitura usasse este tipo de papel em seus portfólios. Daria emprego a muita gente, deixaria a cidade mais limpa,  e ainda ajudaria o planeta eliminando o carbono na atmosfera. Em algumas comunidades carentes também seria interessante a implantação deste serviço em uma empresa comunitária. (Fica a dica!)

O PAPEL DE SACO DE CIMENTO
(reproduzido so site)
A construção Civil está com um grande problema pela frente. É que com a nova lei de Resíduos sólidos as empresas serão obrigadas a dar uma solução mais inteligente para o seu material descartado.
Acontece que o saco de cimento, embora seja feito de papel kraft de primeira, um papel muito resistente, ele não tem nenhum valor comercial.
Para termos idéia, os sacos de cimento são um dos poucos materiais que os catadores não coletam, pois os depósitos não compram.

Isto porque as industrias de papel não querem ter o trabalho de processá-los. Dizem que os sacos de cimento contém resíduos de cimento, as vezes empedrados e que não vale a pena limpá-los.

Isto é uma pena, pois trabalhamos com papel reciclado de saco de cimento a dez anos e a cada dia descobrimos coisas novas para se fazer com ele. Além de resistente o papel reciclado de saco de cimento fica muito bonito, principalmente quando acrescentamos fibras naturais como a bananeira e o sisal.

mais informações: http://circuladodepapel.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe https://plus.google.com/u/0/113411892253572154831