terça-feira, 10 de abril de 2012

Resumo das Noticias de Economia e Negocios terca 10-04-2012

Resumos das principais notícias sobre negócios e economia, com destaque especial para as empresas com negócios no Brasil. Investir bem não é privilégio de grandes empresas, mas sim de empresas bem administradas. Invista em boas soluções Grupo Anel


Novas notícias são adicionadas durante o dia 
atualizado 10/04/2012 12:18
terça-feira, 10 de abril de 2012  

Nova Turma Master Mind de Liderança Inteligência Interpessoal e Comunicação Eficaz em Ribeirão Preto iniciará no dia 12/04/2012. Informações (16) 3441-5859.  Leia mais: Nova Turma Master Mind

Após BB e Caixa, bancos privados avaliam redução de taxas de juros
 Após o anúncio de redução dos juros para operações de crédito feito pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, a expectativa é que os bancos privados também reduzam as taxas para o crédito de famílias e financiamento para micro e pequenas empresas.  Nesta terça-feira, o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, tem uma reunião marcada com o secretário-executivo da Fazenda, Nelson Barbosa. A expectativa, não confirmada, é que as taxas de juros do crédito sejam o assunto do encontro. "É preciso ver na prática se os juros vão mesmo cair, porque algumas das medidas anunciadas dependem do perfil de cliente e da transferência de contas de outros bancos", alerta Miguel Ribeiro de Oliveira, vice-presidente da Anefac. Confira a seguir as taxas para cheque especial, empréstimo pessoal, rotativo do cartão de crédito, crédito consignado, financiamento de veículos e capital de giro para micro e pequenas empresas informadas pelos bancos. Leia mais: http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2012/04/apos-bb-e-caixa-bancos-privados-avaliam-reducao-de-taxas-de-juros.html

Com sobra de energia, Ampla concede descontos na tarifa
Com sobra de energia, a Ampla, distribuidora de energia do grupo Endesa, vai conceder descontos de até 77% em tarifas de clientes atendidos em média e alta tensão, durante o horário de pico, informou a empresa nesta segunda-feira. A empresa lançou um produto, denominado Energia Adicional Temporária, voltada para clientes corporativos, em especial, indústrias, que projeta benefícios para até 2,6 mil clientes da empresa, com tarifa promocional entre 18h e 21h. O produto foi lançado devido à disponibilidade de energia que a empresa possui no momento, motivada pelas temperaturas mais amenas registradas no último verão, e pelo desaquecimento do setor industrial. Com prazo determinado, o desconto será concedido a empresas que consumam acima da média faturada nos últimos três meses. Caso o consumo exceda essa média, o desconto será aplicado numa faixa entre 29% e 77%, dependendo da tarifa contratada. A Ampla atende a 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, que correspondem a 73% do Estado, incluindo as cidades de Niterói e São Gonçalo, na região metropolitana. Leia mais: http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201204092125_RTR_SPE83809K

Qualicorp compra Grupo Padrão por R$ 180 milhões
A Qualicorp informou nesta terça-feira (10) que comprou o Grupo Padrão em operação de R$ 180 milhões, valor sujeito a ajustes por causa de dívidas da companhia adquirida. Para comprar todo o Grupo Padrão, a Qualicorp adquiriu a Voloto Consultoria Empresarial, que detém 75% do capital social, e fechou negócio com Mauro Luis Lapa e Silva pelos 25%. A compra está sujeita à aprovação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e do Conselho Administrativo de Defesa de Concorrência (Cade), além de auditorias. Leia mais: http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2012/04/qualicorp-compra-grupo-padrao-por-r-180-milhoes.html

Empresa oferece férias ilimitadas para seus funcionários; conheça
 Políticas pouco usuais como abolir o telefone, dar férias ilimitadas e pagar uma empregada para os funcionários foram implementadas recentemente pela empresa de arquivamento de dados e tecnologia Evernote, com sede em Mountain View, Califórnia (EUA), de acordo com informações do jornal The New York Times. A introdução das férias ilimitadas aos funcionários, para que eles possam fazer o que quiserem, de acordo com o fundador da empresa Phil Libin, serve para tratar os empregados como adultos e para que ficar no escritório não seja considerado uma punição, um castigo. Conforme Libin, a estrutura da empresa é plana e ampla e ninguém tem um escritório. Também não existem regalias decorrentes do "tempo de casa", embora a remuneração possa variar, não existem símbolos de status. Segundo o presidente da empresa, essas políticas fazem com que o funcionário goste do local de trabalho e queira continuar lá. Para impedir que as pessoas tirassem menos férias que deveriam, a empresa passou a oferecer US$ 1 mil para cada funcionário gastar quando tirasse uma semana de férias. Leia mais: http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201204101121_TRR_81072867
Original NYT: http://www.nytimes.com/2012/04/08/business/phil-libin-of-evernote-on-its-unusual-corporate-culture.html


Programa vai investir R$ 56,4 milhões em aeroportos regionais
 A Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República vai investir R$ 56,4 milhões na primeira fase do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa) de 2012. A portaria com o valor a ser investido foi publicada na edição desta terça-feira (10) do Diário Oficial da União.
Nesta primeira fase, receberão recursos 9 aeroportos em oito Estados. Entre eles estão os aeroportos de Vitória da Conquista (BA), Angra dos Reis, Fernando de Noronha (PE), Maringá (PR) e Linhares (ES). O Profaa é um programa marcado pela baixa execução de seu orçamento. Entre 2006 e 2010, o governo deixou de investir R$ 517 milhões do Profaa em aeroportos, apontam dados da própria Secretaria de Aviação Civil (SAC). Desde o ano passado, o controle do programa passou à SAC, criada pela presidente Dilma Rousseff com o objetivo de acelerar melhorias no setor aéreo. Antes, porém, o Profaa já havia sido administrado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela Aeronáutica.  No ano passado, o ministro da SAC, Wagner Bittencourt, criou o Fundo Nacional de Aviação Civil, abastecido com as verbas do Profaa e por uma taxa que será cobrada das concessionárias dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília, leiloados em fevereiro. O governo afirma que o valor a ser investido em aeroportos regionais vai aumentar e prepara um plano de outorgas que vai definir as prioridades para a aplicação da verba. Leia mais: http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/04/programa-vai-investir-r-564-milhoes-em-aeroportos-regionais.html



Produção da indústria sobe em 7 de 14 regiões em fevereiro, mostra IBGE
A produção da indústria brasileira registrou crescimento em 7 das 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em fevereiro, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (10). Considerando todas as regiões, a atividade fabril, no período, subiu 1,3%. Entre os locais analisados pelo IBGE, o Pará teve o maior avanço, de 6,2%, após ter registrado queda de 13,3% em janeiro. Tiveram crescimento acima da média nacional: Rio de Janeiro (3,7%), Minas Gerais (3,0%), Ceará (2,5%) e São Paulo (1,5%).
Ficaram abaixo da média, mas mostraram avanço as produções das indústrias do Espírito Santo (1,3%) e da região Nordeste (0,8%). Na contramão, tiveram queda na atividade fabril Paraná (-7,7%), Goiás (-3,9%), Rio Grande do Sul (-3,5%), Bahia (-0,6%), Pernambuco (-0,5%), Amazonas (-0,4%) e Santa Catarina (-0,2%). Leia mais: http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/04/producao-da-industria-sobe-em-7-de-14-regioes-em-fevereiro-mostra-ibge.html

Brasileiro deve gastar R$ 63 bilhões em medicamentos este ano
O brasileiro deve gastar este ano R$ 63 bilhões em medicamentos. A alta de 5,85% no preço dos produtos no início do mês não inibirá o consumo, segundo revela pesquisa do Ibope Inteligência, prevendo crescimento de 13% nas vendas em relação a 2011. A classe C é o grande destaque da pesquisa, respondendo, ao lado da classe B, por 80% desse negócio bilionário. Depois de comprar eletroeletrônicos, carros, linha branca (geladeira e fogões) e imóveis, a classe C, agora, está preocupada com a saúde. De acordo com a ferramenta Pyxis Consumo, do Ibope, que monitora os gastos familiares, o consumo per capita anual de remédios deve atingir R$ 386,43 este ano. Só as classes C e B devem deixar R$ 50 bilhões nas redes de farmácias e drogarias. A classe A, que corresponde a apenas 2,6% dos domicílios analisados, tem potencial de consumo de R$ 6,55 bilhões, o que representa 10% do volume. Leia mais: http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2012/04/10/internas_economia,287940/brasileiro-gasta-r-63-bilhoes-em-remedio.shtml

Com queda nos juros bancários, momento é ideal para quitar dívida
Planejamento e cautela. Essas são as recomendações dos especialistas diante das reduções de até 88% nas taxas de juros para pessoas físicas e micro e pequenas empresas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal nos últimos dias. Apesar de a medida estimular o consumo, especialistas afirmam que esta é uma oportunidade para liquidar dívidas.
Para Samir Bazzi, professor de Administração da Faculdade de Administração e Economia (FAE), os consumidores com pendências financeiras devem aproveitar para renegociar as dívidas antigas a juros mais baixos. “A ideia é ficar livre das contas primeiro, para depois pensar e planejar novas aquisições”, diz. Por enquanto, a redução nas taxas de juros beneficiará apenas clientes da Caixa e do Banco do Brasil, mas a expectativa é que a medida pressione também a queda dos juros nos bancos privados – que se reúnem hoje, em Brasília, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para exigir contrapartidas. No caso da Caixa, as operações de crédito consignado, cartão de crédito, cheque especial e financiamento de veículos terão redução nas taxas. Leia mais: http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=1242681&tit=Com-queda-nos-juros-bancarios-momento-e-ideal-para-quitar-divida

Site de empréstimos para áreas pobres levanta US$ 1 milhão por dia
http://www.facebook.com/quemseimportaofilme
http://www.quemseimporta.com.br/
 
“Não conseguimos captar US$ 1 milhão durante nosso primeiro ano [2005], agora captamos US$ 1 milhão por dia.” A frase é de Premal Shah, fundador do Kiva, um site no qual pessoas emprestam dinheiro para quem não têm acesso a serviços bancários. Funciona como um empréstimo de banco, inclusive com taxa de juros, mas é feito entre pessoas e com valores baixos. A história faz parte de “Quem se importa”, documentário sobre empreendedorismo social que estreia na sexta-feira (13).  O site não é o único exemplo de microcrédito do filme, dirigido por Mara Mourão (de “Doutores da Alegria” e “Avassaladoras”). O documentário mostra também a história do ganhador do prêmio Nobel Muhammad Yunus, fundador do Grameen Bank, o primeiro e maior banco de microcrédito do mundo. “A ideia surgiu quando fui a uma área carente de Bangladesh e anotei pedidos de pessoas, que me diziam o que precisavam para produzir. No total, elas precisavam de US$ 27. Era tão pouco que percebi que seria possível fazer isso em larga escala”, diz. “Quem se importa” é uma compilação de negócios “do bem” que deram certo. Tem a história de um africano que criou uma rede de banheiros químicos pagos (ele fica com 40% e deixa 60% com quem toma conta do banheiro), uma americana que implanta uma espécie de defensoria pública em diferentes países onde julgamentos e prisões são problemáticos, um peruano que quer fazer 1% das terras do país ser cultivada por menores de 18 anos. Em São Paulo, o filme entra em cartaz no dia 13. No Rio de Janeiro, estreia no dia 20. Leia mais: http://economia.ig.com.br/site-de-emprestimos-para-areas-pobres-levanta-us-1-milhao-por-di/n1597737035429.html

Locamerica altera datas de precificação e estreia de ações
A Companhia de Locação das Américas (Locamerica) alterou as datas de fixação do preço por ação em sua oferta pública inicial (IPO, em inglês) e de início das negociações dos papéis na BM&FBovespa. O preço por ação será fixado em 19 de abril, um dia após o previsto inicialmente (link abaixo, pdf). Já a estreia das ações deve ocorrer em 23 de abril, e não mais no dia 20 deste mês, segundo comunicado ao mercado. O período de reserva das ações permanece entre 10 e 17 de abril. Leia mais: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/locamerica-altera-datas-de-precificacao-e-estreia-de-acoes
Leia o aviso ao mercado da Locamerica: http://www.locamerica.com.br/arquivos/LocamericaAvisoaoMercadovers%C3%A3ofinalProva20120401.pdf


Confiança dos serviços se recupera em março, diz FGV
O Índice de Confiança dos Serviços (ICS) teve queda de 1% em março, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Mesmo com a queda, o resultado mostra um avanço: em fevereiro, o índice havia recuado 3,2% na mesma base de comparação. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (10/4) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). A melhora na comparação interanual do ICS foi influenciada pelas avaliações dos empresários em relação ao momento presente. Em março, o Índice de Situação Atual (ISA) teve queda de 2,7% ante o mesmo mês do ano passado, contra -8,1% em fevereiro. O quesito que mede a percepção do setor sobre a situção atual dos negócios foi o que mais contribuiu para a melhora do ISA entre fevereiro e março deste ano. Leia mais: http://www.brasileconomico.ig.com.br/noticias/confianca-dos-servicos-se-recupera-em-marco-diz-fgv_115314.html

Acesso a crédito para linha verde é irrisório
Apesar do volume de empréstimos desembolsados para práticas sustentáveis no campo ter dobrado na safra agrícola 2011/2012, os níveis de acesso às chamadas linhas verdes ainda são irrisórios. A conclusão é do estudo Financiamento Agroambiental, lançado pelo ISA (Instituto Socioambiental), que aponta gargalos na operacionalização desse incentivo econômico, a partir de entrevistas com 87 produtores e três agentes financeiros, desde 2010. De acordo com a engenheira agrônoma Léa Vaz Cardoso, assessora do ISA, o financiamento impõe desafios tecnológicos ao produtor brasileiro. O carro-chefe dessas linhas de crédito é o Programa para a Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura, lançado em 2010, que propõe modelos mistos de produção. Leia mais: http://painelflorestal.com.br/noticias/economia/14627/acesso-a-credito-para-linha-verde-e-irrisorio

Vendas da Audi crescem 14,1% em março e batem recorde 
As vendas da Audi, unidade de carros de luxo da Volkswagen, cresceram 14,1 por cento em março, para o recorde de 143.500 veículos, o que manteve a montadora acima da Mercedes-Benz, da Daimler. As entregas da Audi no primeiro trimestre cresceram 10,8 por cento, para 346.100 unidades, contra 341.000 da Mercedes-Benz. A Audi superou no ano passado a Mercedes-Benz como a segunda maior marca de carros de luxo em vendas e passou a BMW em termos de rentabilidade por causa da economia em escala com a Volkswagen. Leia masi: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/vendas-da-audi-crescem-14-1-em-marco-e-batem-recorde


Noticias de segunda-feira 09-04-2012
A Rynair estimula aeromoças a perder peso para economizar com combustível
BG investirá mais de US$ 2 bilhões no Brasil
Caixa deve captar até US$ 1,5 bilhão no exterior
Caixa reduz juros do crédito para famílias e pequenas empresas
Com sobra de emprego, mais brasileiros deixam a empresa para trocar de patrão
Coty quer Avon para entrar em vendas porta a porta no Brasil
EUA reconhecerão cachaça como produto brasileiro, diz ministro
Facebook anuncia compra do Instagram
Famílias de baixa renda vão pagar R$ 13 por 'telefone social'
Inventor faz resina antiferrugem com óleo de cozinha e lucra em PE
Lupatech fecha acordo para resgate
Microsoft compra mais de 800 patentes da AOL por US$ 1 bilhão
Pilotos da Iberia entram em greve, 150 voos são cancelados
Este blog não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, apenas republicamos um resumo de noticias que já circulam na internet, acompanhado do respectivo link da noticia completa. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado, com exceção dos nossos próprios (geralmente em azul).    

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Elaborar estratégias de marketing a partir de estudos e análises do mercado em questão, público alvo, através do posicionamento da empresa no mercado – missão, visão e valores.

Com base nesses estudos será montado um plano de mídia, com o objetivo de fixar a marca e dirigir o comportamento dos consumidores/clientes em relação aos produtos e serviços oferecidos. Esse esforço tem o objetivo de:

  •     Padronizar a marca em aplicações gráficas e digitais;
  •     Maior fixação da marca junto ao cliente/consumidor;
  •     Aumento do valor de marca;
  •     Fidelização e retenção dos clientes consumidores;
  •     Conquista de novos clientes consumidores;
  •     Divulgação da marca, produtos e serviços no mercado;
  •     Agregar valor em produtos e serviços;
  •     Maior impacto nos trabalhos gráficos e digitais de comunicação;
  •     Aumento da participação de mercado (Market-Share);
  •     Aumento do volume de vendas e faturamento. 

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