quinta-feira, 7 de março de 2013

Campanha do Posto Ipiranga vai parar no Conar

Campanha do Ipiranga vai parar no Conar

Comercial foi levado ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária por uma denuncia de “apologia ao trabalho infantil doméstico"

Mais uma propaganda envolvendo crianças foi denunciada ao Conar neste ano. Desta vez foi um dos vídeos da premiadíssima campanha dos Postos Ipiranga “Um lugar completo esperando por você”. Nele, um motorista pede informações a um senhor, que tem ao lado o filho, ambos produzindo um artesanato de palha. 

O órgão informou que foi aberto nesta sexta-feira (1) um processo para avaliar a denúncia contra o comercial feita pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), rede nacional composta por 400 entidades, que pediu a suspensão da exibição da propaganda.

Entretanto, todas as perguntas são respondidas pelo filho, que diz sempre “lá no Posto Ipiranga”. Admirado com a inteligência da criança, o viajante pergunta ao pai se aquele é o seu filho. A resposta não poderia ser mais engraçada: “é melhor perguntar lá no Posto Ipiranga”, diz o pai.

Quem não achou muito engraçado, porém, foi uma pequena parte do público que levou a denuncia de “apologia ao trabalho infantil doméstico" até o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. O órgão abriu o processo na última sexta-feira e está analisando o caso.

De acordo com a reclamação feita ao Conar, "no momento em que a propaganda demonstra uma criança realizando uma atividade produtiva, artesanal, tal como um adulto, é estimulada a cultura da banalização, estimulando a ideia de que a criança pode trabalhar".

Para o advogado e representante do MNDH-RJ, Carlos Nicodemos, e membro do Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Conanda), o comercial explicita uma das ocultações do trabalho infantil, que é o trabalho doméstico, e também coloca a criança em uma situação "vexamitória" ao tratar da questão da paternidade.
"Erraram na não", diz o advogado. "Nossa denúncia é um alerta no sentido de que as agências criem um protocolo de cuidados em relação ao uso de crianças em campanhas, de forma que sejam atendidos parâmetros de afirmação da cidadania e de proteção de direitos, inclusive no que diz respeito à identidade familiar e à paternidade", explica.

Segundo o Conar, o processo contra a campanha deverá ser julgado em até 30 dias no âmbito do conselho de ética da entidade. Um relator será nomeado e irá vai elaborar seu parecer sobre as críticas. No meio do caminho, ele pode decidir pela suspensão da veiculação da propaganda até o julgamento final. Caberá ao conselho de ética do Conar, entretanto, a palavra final.

Cabe lembrar que o trabalho tem a assinatura da Talent e os filmes contam com a renomada direção de Fernando Meirelles.

O filme que foi lançado no dia 16 de fevereiro em rede nacional de televisão pode ser visto no canal da empresa no YouTube:

Reveja a propaganda:

Ficha Técnica – Filmes 
Agência: Talent Comunicação e Planejamento S/A 
Cliente: Ipiranga Produtos de Petróleo 
Produto: Institucional 
Título: Informação 3; Frango; Cachorro; Monge; Elogio 
Duração: 5x 30” 
Direção de Criação: João Livi, Alexandre Nego Lee, Rodrigo Bombana
Criação: João Livi, Alexandre Nego Lee, Rodrigo Bombana, David Romanetto, Daniel Chagas Martins, Ricardo Dolla, Fabiano Pinel, Arturo Marenda 
Produtor de RTVC: Maria Herminia Weinstock, Nathalia Oliveira, Tato Freire
Atendimento: Erick Sobral, Ricardo Nociti, Thibis Rebellato 
Planejamento: Renata Serafim, Yara Rocha, André Kirsten 
Mídia: Paulo Stephan, Yurie Onuma , Dida Travessa 
Produtora de filme: O2 Filmes 
Direção: Fernando Meirelles / Quico Meirelles 
Direção de fotografia : Adriano Goldman 
Direção de arte : Cassio Amarante 
Atendimento da produtora: Rejane Bicca / Chica Mauger / Rose Bichara Montagem: Marcelo Junqueira 
Pós produção/finalização: O2 FILMES 
Animações 3D: Vetor Zero 
Direção : Gabriel Nóbrega 
Supervisão de CG : Paulo Pinho 
Produtora de Som: A9 Áudio 
Produtor: Apollo 9 
Atendimento: Roberto Faria Sound Design : Som 3 / Otavio Carvalho Locutor: JP Caruso 
Aprovação do cliente: Jerônimo dos Santos / Francisco Lucio Mandarino


[Publicidade]
Empresario valorize o seu investimento em propaganda. Conheça nossos ótimos planos para colocar o seu produto ou serviço para Ribeirão Preto e Região em canal de TV fechado, além de disponibilidade no site com acesso ilimitado. Ligue 16 3441-5859 e saiba mais sobre as propostas para a grade de programação. Saiba mais sobre  o Canal20 no link: http://www.canal20.com.br/

Anuncie suas vagas de emprego gratuitamente www.empreganossacidade.com.br 

ste blog não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, apenas republicamos um resumo de noticias que já circulam na internet, acompanhado do respectivo link da noticia completa. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado, com exceção dos nossos próprios (geralmente em letra na cor azul). Ressaltamos que não fazemos qualquer tipo de recomendação de investimento, não nos responsabilizamos por perdas, danos, custos e lucros cessantes. 



Grupo Anel Consultoria
Rua Nélio Guimarães 1117
Alto da Boa Vista | Ribeirão Preto
CEP 14025-290 | SP
Brazil  
Fone +55 16 3441-5859 
Fone +55 16 3289-4482


  • Consultoria Empresarial
  • Gestão de recursos humanos 
  • Agencia de marketing e propaganda 
  • Treinamentos comportamentais
        www.grupoanel.com.br


qui 7-3-2013 Campanha do Posto Ipiranga vai parar no Conar

Ajude a divulgar nosso trabalho nas redes sociais, use os links abaixo. Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe https://plus.google.com/u/0/113411892253572154831